RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A Ressonância Magnética é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos hoje disponíveis, sendo desenvolvido e aprimorado desde meados da década de 60. O aparelho que adquire as imagens é chamado de magneto, possui a forma de um grande cilindro, aberto nas duas extremidades, por onde o paciente entra deitado.

Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande ímã, onde o núcleo dos átomos de hidrogênio que compõem nosso corpo ficam alinhados com o campo magnético. O aparelho emite ondas de rádio FM que desalinham aqueles núcleos, formando as imagens que são processadas em um computador apropriado. Todo esse processo eletrônico gera ruídos, semelhantes a uma campainha. Por isso o aparelho de Ressonância da Prima Medicina (GE Signa Explorer 16 canais) foi desenvolvido com moderna tecnologia para redução do ruído, com objetivo de propiciar maior conforto ao paciente.

Exames de Ressonância realizados na Prima Medicina:
Ressonância Magnética do Crânio (incluindo Órbitas, Ouvidos, Articulação Temporomandibular, Epilepsia);
Sequências funcionais avançadas (Tractografia, Espectroscopia, Perfusão e Difusão);
Ressonância Magnética do Neuro-eixo
Ressonância Magnética Musculoesquelético (Articular e Membros);
Ressonância Magnética do Abdome (incluindo Colangiografia e Uroressonância);
Ressonância Magnética da Pelve (incluindo Próstata, Ovários e Endometriose);
Ressonância Magnética do Tórax;
Ressonância Magnética da Mama;
Angiorressonância;
Artrorressonância;

Vamos tirar algumas dúvidas?

Existe perigo de radiação na realização do exame de ressonância magnética?
Não. O exame é realizado com a tecnologia da radiofrequência, não há radiação ionizante, preservando assim a saúde do paciente. A RM usa um potente magneto em associação a ondas de radiofrequência para obter as imagens de estruturas e órgãos internos.

Sentirei dor durante o exame?
O exame é totalmente indolor. Trata-se de um método diagnóstico não invasivo. Entretanto, o médico pode pedir a utilização do meio de contraste para visualizar melhor a estrutura. Neste caso, o paciente receberá uma injeção antes ou durante o exame.

Posso levar algum acompanhante comigo?
O paciente poderá levar algum familiar ou responsável para acompanhá-lo durante o exame.

Existe algum risco de acidente?
O perigo mais eminente para pacientes no campo magnético pode resultar de objetos ferromagnéticos como: chaves, tesouras, canetas e balão de oxigênio, que podem ser atraídos pelo magneto e desse modo, comportarem-se como projéteis. Os pacientes que possuem dependência de monitoração fisiológica, respiração mecânica e bombas de infusão elétrica durante o exame de RM cria dificuldades e não permite a realização do exame.

Qual o preparo e o tempo da duração do exame?
De 20 a 50 minutos. O exame deve ser agendado previamente.

Se houver suspeita de gravidez posso realizar o exame?
Não. O médico solicitante do exame deve ser informado antes da realização do mesmo.

Posso tomar minhas medicações de rotina?
Sim. Medicamentos não interagem com o contraste, portanto, pacientes hipertensos, diabéticos, cardíacos, depressivos e outros, podem tomar suas medicações normalmente.

Há diferença nos exames realizados em aparelhos de ressonância magnética “aberto” e aparelho “fechado”?
Sim. Os aparelhos de ressonância magnética “fechados” possuem um campo magnético mais forte e mais homogêneo, permitindo a aquisição de imagens de melhor qualidade, aumentando a precisão diagnóstica. Além disso, só os equipamentos “fechados” permitem a realização de alguns protocolos específicos de exames, muito úteis em algumas circunstâncias, trazendo ainda mais informações sobre a doença em questão, auxiliando no diagnóstico e permitindo condutas adequadas pelos médicos.